NET e a TV digital aberta

TV digital já virou sinônimo de promessa para jornalista que acompanha a novela há mais de cinco anos, mas depois de tantas brigas, polêmicas e da decisão do padrão japonês, as emissoras venceram e já estão em plena atividade para mostrar o mundo da Alta Definição. Quem é privilegiado já pode ver as imagens nos pilotos que estão rolando pelo Brasil.

Ontem, no evento da ABTA, que acontece em São Paulo, a NET anunciou o equipamento que receberá os sinais digitais da TV aberta. O lançamento do chamado DVR/HDTV está previsto só para dezembro. Quem é cliente NET poderá ter em casa um aparelhinho, que além de ter a missão de receber os sinais da TV paga e os sinais para banda larga (acesso à internet), terá ainda entrada para receber sinais digitais da TV paga e sinais digitais da TV aberta. Ou seja, o aparelhinho está preparado para o mundo da  alta definição.

O tal aparelinho ainda grava e por isso tem esta sigla tecnológica horrorosa de DVR, do inglês Digital Video Recorder e HDTV a sigla da alta definição em inglês.

A NET ainda não sabe quanto cobrará pelo aluguel do aparelhinho, que de acordo com algumas fontes custa em torno de 800 reais ou mais no mercado. Haverá subsídio e comodato ( aparelho é sempre da NET), o que também significa que se o usuário deixa de ser cliente NET perde o aparelho e precisará comprar o tão falado set-top-box, que converte sinal analógico em digital. Eu ainda não vi o set-top-box do mercado atual. só conheci o protótipo do CPqD, mas faz muitooooooo tempo. Alguém conhece e sabe se custará 600, 800 ou 1,5 mil reais. No passado, dizia que a escolha pelo padrão japonês seria mais cara para o bolso dos brasileiros…Daqui quatro meses veremos qual será a facada!?

O fabricante do aparelhinho da NET é a Cisco que, no passado, não estava entre as fontes da indústria do set-top-box. A boa notícia é que já existem terminais no mercado prevendo a TV digital com a maravilhosa imagem da alta definição. Pelo menos, para quem é assinante de TV paga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s