II Ciranda de Textos – “Mercado de Trabalho”

MeioDigital foi escolhido para ser hostblog da segunda edição da Ciranda de Textos. Ao longo do dia atualizaremos esta lista de acordo com o recebimento de novos posts dos blogs participantes. O tema desta edição é “Mercado de Trabalho”.

— —

André Deak
Em seu blog, André Deak oferece uma excelente sugestão para aqueles que se sentem muito frustrados com o pouco acesso ao mercado profissional: “Mas a coisa não é totalmente ruim. Os jovens têm uma vantagem bastante, mas bastante grande nesse momento, se bem aproveitada. O domínio das novas tecnologias.” De acordo com Deak, a presença da Internet na vida das pessoas em alguns anos será muito maior que já é hoje e, portanto, aquele profissional que se adaptou às evoluções do mundo digital estará com vantagens confiáveis na conquista do emprego. Leia mais.

Ius Communicatio
Com um texto gostoso de ler, Gabriela Zago faz interessantes apontamentos sobre a absorção dos recém-formados no mercado brasileiro. Há um problema maior que a qualidade de formação? E a participação ativa do estudante na ampliação de sua formação? Gabriela apresenta uma lista de sugestões e boas idéias para o recém-formado encontrar uma caminho menos complicado até sua estabilização profissional. Vale a pena ler.

Pós-texto
“Então temos um paradoxo: estudantes de comunicação e recém-formados sem experiência são deixados de lado, enquanto pessoas de outras áreas exercem a profissão sem o diploma. E empresas e jornalistas avançam na batalha contra a necessiadade do diploma.” Bruno Calixto faz uma reflexão sobre as contradições do cenário profissional jornalístico brasileiro, analisando o procedimento das empresas na contratação de estagiários e como a falta de regulamentação da profissão está frustrando cada vez mais recém-formados, estudantes e profissionais. Boa leitura.

Herdeiro do Caos
O jornalista Yuri Almeida, através de uma análise do ciberjornalismo, leva a discussão para as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, informando que a “liberação do pólo emissor”, nos processos comunicativos da Internet, por exemplo, acabam por se transformar em novos horizontes para a prática jornalística, pois cada vez mais será necessária a participação de mediadores nos infinitos discursos que se alocam na www.

Syntese
Juan Saavedra escreve-nos sobre a importância de não se deixar levar pelos dissabores do mercado de trabalho. Argumenta sobre a necessidade de ser versátil e lidar com a inevitabilidade de situação. “Ninguém deve abandonar suas ambições profissionais em nome do pragmatismo. No entanto, romantismo não põe comida na mesa. Uma visão mais estratégica é uma saída para o labirinto do desemprego.” Leia mais.

Freelancer – O Profissional que Rala
Excesso de profissionais para uma preocupante escassez no campo de trabalho. Poucos e grandes veículos de comunicação controlando a maior parte do mercado. Regulamentação profissional confusa e pouca segurança trabalhista. A jornalista Ceila Santos argumenta que o cenário jornalístico vive um momento de transição e que as transformações trazidas pelas novas mídias e tecnologias de informação podem gerar mudanças significativas na absorção do profissional no mercado.

Anúncios

7 comentários

  1. Oi Tenho 16 anos e ano no fim do ano que vem vou engressar na faculdade.Pretendo desde os 13 o curso de Jornalismo, mais após fazer pequisas e ver os comentários por ai a cada dia me desanimo mais.Gostaria de dicas de como me preparar para o mercado que terei de enfrentar, se posso fazer algo antes da faculdade algum curso ou coisa do tipo.Aguado Resposta se possivel por imail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s