#NewsCamp – Hit do Momento: Mídias Sociais

O que são Mídias Sociais?

Tem muita gente falando em Mídias Sociais como se fosse o “próximo hit”, ou seja, como se fosse mais uma fase da web a ser explorada financeiramente até os últimos resquícios. De fato, todos que pretendam trabalhar na web têm que começar a pensar em projetos sérios que tragam algum retorno, mas, para tanto, não adiantar querer dar nó em pingo d’água.

O termo Mídias Sociais, ou SocialMedia, vem sendo muito discutido nos mais variados espaços de debate envolvidos na web brazuca. Mas o que se fala em Mídia Social? E o que se faz em Mídia Social?

Primeiramente, este termo aloca grandes avanços consagrados pela web2.0, ou seja, a valorização da participação da audiência, abertura de conteúdo, construção de redes alternativas ao mainstream, valorização do debate em detrimento do vômito de informação, maior capacidade de explorar os recursos da rede para o tecer de narrativas mais elaboradas, utilizadoras dos mais variados avanços tecnológicos disponíveis no mundo da telemática contemporâneo. Mas o que deve mudar ao se pensar em SocialMedia???

Exatamente o pensamento. Deve-se mudar a maneira de se encarar internet. Chega de vê-la, pensá-la e utilizá-la apenas como instrumento, ferramenta ou terreno virtual. Com a consolidação dos ambientes 2.0, ficou muito visível o peso que a organização da audiência vem tomando no próprio ato da comunicação social. Veículos do mainstream que valorizam velocidade e imensos catálogos de conteúdo começam a perceber que a produção da audiência é muito mais saborosa, menos maquínica e cheia de surpresas.

Precisamos perceber, no entanto, que o grosso da população brasileira ainda está fora da Internet. Assim, não adianta valorizar uma potente produção de conteúdo se o canal de vazão deste conteúdo ainda continuar sendo a pequena porcentagem da população que têm acesso fácil à Internet. Mas que inclusão digital está sendo feita? Ainda temos pessoas morrendo em filas de hospitais. É difícil falar em Inclusão Digital se a todo instante estamos trombando com uma voraz Exclusão Social.

Acho preocupante que tanto falemos em Mídias Sociais sem, na verdade, nos debruçarmos sobre um problema complicadíssimo: Inclusão Digital sem Inclusão Social é Instrumentalização Técnica. E quem será que ganha com isso?

Anúncios

7 comentários

  1. pedro, acho que cientes da nossa realidade, a hora é de fazer experimentos. E há muita gente na internet AGORA – mesmo que seja pouco para dimensão nacional – e eles? Ou melhor, e nós?
    tenho a sensação de que estamos acostumados a olhar para os problemas, criticar a busca pela monetização e esperar a água rolar para agir. O NewsCamp assim como muita mídia social que está buscando respostas são iniciativas e a maioria que converso não está presa à grana, mas em busca do melhor para que haja realmente uma proliferação de novos canais. Acho que mesmo sem a inclusão digital, o evento deixou claro que o trabalho é grande no sentido de criar inclusão social AGORA com quem tá conectado. Vamos em frente!

  2. Hi there would you mind stating which blog platform you’re using? I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something unique. P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  3. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I’ve read this submit and if I may I desire to suggest you some attention-grabbing things or advice. Perhaps you could write subsequent articles referring to this article. I want to learn even more issues about it!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s