Blog da Petrobrás

Mais um comentário.

Ainda não entendi o motivo de tamanho incêndio criado pela mídia em relação ao posicionamento público da Petrobrás ao criar o Blog Fatos e Dados para apresentar mais informações acerca dos questionamentos que a empresa vem recebendo diariamente da Imprensa.

Qual é o problema, afinal? Falemos sério.

Já vi todos os tipos de reclamações da imprensa. No Blog do Noblat, Eurípedes Alcântara, diretor de Redação da Revita VEJA, em um artigo de título ‘Blog da Petrobrás – censura criativa, mas censura’ , disse que tal tipo de atitude só poderia ser tomada em casos que envolvessem relações internacionais e tensão política e militar entre duas nações. Isso beira o absurdo.

Uma posição de força dessa natureza, a meu ver, só faria sentido se fosse iniciativa de uma nação estrangeira contra jornalistas brasileiros em uma situação de guerra externa. Não é esse o caso.

Ora! Sou jornalista. Não atuo nos meios convencionais, mas jamais deixei de exercer meu posicionamento crítico e jamais deixei de fazer crítica aos meus próprios projetos e trabalhos de relevância jornalística.

Em uma situação como essa poderia estar frustrado, até ofendido. Mas, infelizmente, meu bom senso não me permitiria arrastar essa conversa para tempestades de festim. Caberia, ante esta iniciativa avassaladora da Petrobrás, fazer as perguntas certas e insistir em acompanhar suas respostas que deverão ser públicas.

Esse mesmo jornalista da VEJA chega a dizer que a Petrobrás deveria gravar suas respostas e, ‘caso houvesse distorção’ por parte de um veículo de imprensa, a empresa deveria publicar a informação mostrando a resposta autêntica. Mas convenhamos… Em um país onde a Imprensa julga antes do próprio Poder Judiciário, seria esta atitude ‘elegante’ a mais saudável para com o respeito ao povo brasileiro?

Esperar a mídia divulgar para depois, do furacão já semeado, lutar contra o tempo e a massificação do pensamento? Por que não deixar que o leitor faça este julgamento? Que caráter paladinesco é este que a Mídia conclama para si? E quais atos provam estes firmes ideais?

Nunca um canal aberto com o público foi tão decisivo como este blog da Petrobrás pode ser em uma situação pré-CPI.

O apoio das pessoas à atitude do Blog Fatos e Dados é gigantesco. Apesar de a mídia tentar ofuscar o que acontece, é inegável que o apoio ao blog não vem cravado somente no dito blog. Em vários pontos da blogosfera e da twitosfera. Muita gente discutindo criticamente. Muita gente querendo ver no que vai dar tudo isso. De uma coisa todos têm certeza, alguém terá que ceder e quem o fizer deve se preparar para as vastas conseqüências.

Em tempos  de uma CPI da Petrobrás é bom lembrar que não há espaço para maniqueísmo e que nesta história não há São Jorge nem Satanás.

O QUE VOCÊ ACHA DA ATITUDE DO BLOG DA PETROBRÁS?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s