Google e Orkut: Pedra no Sapato

O Orkut é brasileiro, mas o Google não!

Na batalha das grandes Redes de Relacionamento, o Orkut teve um papel pioneiro, criando conceitos e paradigmas de estabelecimento de estruturas sociais e dinâmicas que foram copiados à exaustão por variados empreendimentos na Internet. Alguns deram certo, outros não.

A partir daí a idéia foi sendo lapidada como o fez o MySpace e o Facebook, que visam grandes públicos, e o Linkedin e o brasileiro Via6, que visam públicos específicos.

Tais lapidações e aperfeiçoamentos fizeram a idéia de ‘Rede Social’ se transformar em um conjunto de possibilidades interacionais que poderiam receber os mais diversos suportes e plataformas virtuais, integrando-se com outras iniciativas online (como faz muito bem o Facebook).

Então pensemos: onde foi parar o Orkut nessa história toda?

Atualmente dominado pela presença dos brasileiros, o Orkut parece ter se transformado em uma plataforma ambígua para os projetos globais do Google. O que me leva a essa percepção do Orkut é sua força na comunidade brasileira e sua fraqueza no cenário internacional.

Mas por que o Orkut é uma pedra no sapato do Google em níveis globais?

Simples. Sistemas de redes sociais ainda são uma grande jogada na Internet. Fazer deles sistemas cada vez mais dinâmicos, integrados e funcionais é uma grande opção para alavancar grandes projetos publicitários e, portanto, transformá-los em fonte de receita e bastiões de presença na Internet.

Com toda sua força e inovação, o Google poderia muito bem lançar um grande sistema de rede social inovador, que acople as idéias mais recentes e seja altamente competitivo em relação aao cenário global (foco de atuação dos projetos universais do gigante das buscas). Mas… o que fazer com o Orkut?

Para lançar um novo projeto de rede social, o Google teria que abrir mão do Orkut. E como fazer isso sem incomodar a enorme comunidade de brasileiros que vê no Orkut seu maior abrigo na Internet? Como lançar uma ferramenta competitiva levando em consideração a força do Orkut numa comunidade de usuários da Internet em franco crescimento?

Para tentar remediar sua posição de mero observador e mantenedor do Orkut, o Google vem lançando iniciativas que o façam gerar receita, como as publicidades e futuras possibilidades de integração com outros métodos publicitários.

Mas como não perder o timing das redes sociais diante deste problema?

Mais fácil imaginar que o Google tente mudar o foco das redes sociais, criando o terreno onde possa fazer nascer um sistema global, que torne, com o tempo, o Orkut obsoleto até mesmo para os brasileiros, e leve todo o fiel público brasileiro a outros mares digitais por opção, e não por imposição.

O que você acha disso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s