Akismet e WordPress

Apesar de servir muito bem à vasta comunidade de utilizadores do WordPress.com (http://www.seublog.wordpress.com), o Akismet ainda guarda algumas falhas em relação à grande comunidade de utilizadores do WordPress em sua verão self-hosted.

Problema desse tipo eu tive hoje, quando fui verificar a dashboard de um site que coordeno, que trata de jogos e rpg. Havia cerca de 4500 comentários spam para serem aprovados. A ferramenta de exclusão de comentários apagava de 20 em 20. Era quase trágico.

Resolvi verificar o Akismet e ele estava dando erro no meu site. Nenhuma mensagem notificando deste erro foi enviada e percebi então uma falha grave nas engenharias do WordPress no que é referente à interação entre a base de dados, os plugins e o administrador. O preço de tal não-notificação foi a chegada de milhares de comentários disseminadores de urls perigosas e suspeitas. Isso com certeza colabora para a entrada do blog em questão em listas negras e congêneres.

O único jeito de resolver o problema ante a incapacidade do WordPress em fazê-lo foi acessar o PhpMyAdmin e deletar diretamente na tabela de comentários do blog. E isso não foi muito difícil.

Mas convenhamos que para um sistema que promete aproximar leigos de interfaces administrativas cada vez mais intuitivas e completas esse tipo de situação deveria ser, no mínimo, o primeiro passo a se considerar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s